Kuduro é o maior estilo de música popular Angolana, surgiu no início da década dos 90 por intermédio do Tony Amado apenas dançando, depois de assistir “Desafio do Dragão” (1989) do Jean-Claude Van Damme, neste filme numa das cenas o ator depois de beber põe-se a dançar no bar e isso chamou atenção do Tony Amado que já era dançarino de Break, que após ter visto aquela cena começou a dançar popularizou e tornou-se viral a dança. Tempos depois surgiu o Sebem que era animador de festas começou adoçar no instrumental enquanto os outros dançavam, com o passar do tempo surgiu a mistura da dança e música tudo mais elaborado que deu origem ao estilo kuduro. Hoje temos uma roupagem diferente mas o contexto se mantém.
1. Tony Amado e Sebem os Reis do kuduro
O estilo foi criado pelo Tony Amado como dança e o Sebem deu seguimento na música. Este é um assunto que já criou vários fóruns de debates a nível Nacional e Internacional envolvendo o estilo, registro de entrevista entre as duas pessoalidades principais do estilo foi o Tony Amado que criou o estilo musical e Sebem criou o estilo de música.
2. Buraka Som Sistema Primeiro grupo de kuduro fora de Angola
Foi um grupo musical de estilo kuduro constituído por Blaya, DJ Riot, João Barbosa e Kalaf Ângelo, o grupo português foi o primeiro grupo não angolano do estilo kuduro.
3. Nagrelha é o cantor mais influente do estilo.
Quando fala-se de Kuduro em Angola o primeiro nome que aparece é do Nagrelha, o membro dos Lamba é o músico mais influente do estilo e um dos mais influentes da música nacional. Até hoje o Nana como é conhecido "arrasta" multidões onde passa.
4. Bruno M é o kudurista que trouxe conteúdo mais inteligente e coerente ao estilo.
Bruno M é o kudurista com mais conteúdo nas letras, o primeiro a trazer letras com muita inteligência filosófica, Bruno M que representava a rua dos combatentes município do Sambizanga tem até agora o estatuto de melhor liricista do estilo.
5. Os Lambas foi o grupo que teve mais beef no estilo
Antigamente, tal como acontece no Rap o kuduro também tem muitos buffs, e o grupo que mais teve richa é os Lamba, lembrando que é um grupo pertencente ao município do Sambizanga composto inicialmente por Bruno King, Nagrelha, Andeloy, Amizade (Já falecido), eles que defendia a bandeira do Sambila com unhas e dentes, antigamente quem tivesse beef com um membro ou grupo renomado de um determinado município acabava por ter com quase o município todo (até alguns moradores), e os Lambas tiveram beef com Puto Prata, Puto Lila, Bruno M, Sebem por causa do cabelo, entre outros.
6. Noite e Dia é considerada a rainha do Kuduro
Noite e Dia é a kudurista que mais antiga no ativo, começou a sua carreira fazendo dupla com o Puto Prata, e hoje segue uma carreira a solo e com muitos hits de sucesso considerada por muitos uma das maiores cantoras de angola e a rainha do maior estilo popular nacional, título este que é contestado por alguns apreciadores da arte, e defendem que a Fofando é a rainha mesmo não estando em estúdios já há anos.
7. Comboio - maior número de remates.
Essa música faz parte do álbum permanência do grupo musical os Lambas e é certamente o melhor instrumental do Kuduro de todos os tempos, é o instrumental com mais remix do estilo e não só, atravessou as fronteiras que inclusive é usado para coreografias internacionais até hoje.
8. A música mais longa do estilo tem 7 min e é Defaya
Este é um dos clássicos do Kuduro que a Telma Lee nos diga, ela mostra ser muito fã desta música, e quem não é? Esta música, que conta com composições do Rei Panda, é a música mais longa do Kuduro, ela faz mais de 7 min, e todos os membros do grupo cantam, a maior parte da letra desta música é cantada em calão do Sambila.
9. Permanência é o álbum mais vendido do kuduro
A maior enchente de venda do estilo foi dos Lambas com álbum permanência no dia 14 de novembro de 2006, na praça da independência foi esgotado todo o stock dos CDs preparados, esta venda encontra-se no top 5 das maiores vendas de todos os tempos em Angola. Até ao momento não há maior venda que a história do kuduro nacional.
10. O município com mais kuduristas é Viana
Segundo algumas pessoas que tivemos a oportunidade de entrevistar em Viana , já foram kuduristas ou já pensaram em ser. Em cada 10 jovens em Viana um deles é kudurista, esta análise feita foi diferente em relação aos outros municípios e com isso conclui-se que este seja o município com mais kuduristas.