Kit de Mídias Sociais para Gastronomia

Trabalhando no Exterior (Pacote Intermediário)

Yala Nkuwu, a arvore que mata

 

Yala Nkuwu, uma árvore que segundo os relatos é muito mais antiga que a chegada dos colonialistas em Angola em 1482, a princípio servia como uma casa da lei para aquela região, lá se fazia julgamento aos transgressores sociais e espirituais. Reza a lenda que ninguém pode fazer um corte nela, corre o risco de acatar consequências muito graves ou até mesmo chegar a morte.

Originalmente a árvore tinha 3 troncos os portugueses cortaram um tronco para construir uma estrada sem a devida autorização e a árvore começou a sangrar literalmente, chamaram um médico ocidental na altura para tratar do sangramento, infelizmente sem sucesso, porque o que estava a acontecer não era comum e natural mais sim espiritual. Renderam-se à tradição e chamaram os anciãos do reino do kongo na altura e fizeram um ritual até que aquela situação fosse resolvida.


Existem vários relatos de pessoas que cortaram um galho ou mesmo arrancaram folhas frescas da árvore e tiveram azar ou então chegaram a morrer. O caso mais recente foi em 2007, onde o antigo administrador do Mbanza Congo (click aqui) Antonio Paciência, que ordenou a desparasitação da árvore sem ter consultado as autoridades tradicionais, apenas convidou um padre católico Jorge Zulania para proferir algumas orações e preces, no acto da desparasitação a árvore teve corte. Dias depois da desparasitação houve um acidente de um Boeing 737 da Taag que matou 6 pessoas, estavam naquele avião o administrador municipal António Paciência e o padre Jorge Zulania, ambos morreram naquele acidente.

Sempre que cai um galho ou folhas frescas é realizado um ritual que envolve sacrifício animal, para que se evite maldição na cidade esta tradição é respeitada até os dias de hoje.