A internet é uma rede global de computadores interligados que usam o seu próprio protocolo… A internet utilizada neste momento para ver este artigo faz parte de uma das 3 camadas da internet, que são a Dark Web, Deep Web e a Surface Web.
A Surface Web (world wide web) é a camada superficial da internet mais utilizada, ou seja, é a nossa camada normal de internet que dispõe de protocolos de segurança e motor de busca como google, yahoo, bing entre outros, também composta por redes sociais como facebook, instagram, twitter muito mais. resumindo é uma internet de fácil acesso e mais segura em relação às outras.
Em seguida temos a camada intermediária a Deep Web, essa é uma camada abaixo da Surface web, usa-se a terminologia para se referir a endereços que não são indexados por motores de busca, como o Google e o Bing. Vale notar que esses sites precisam ser assim, por uma série de motivos, como segurança e privacidade.
A Deep Web é o bastidor da internet é lá que se encontram dados cruciais para a manutenção da rede, que não podem ser acessados por pessoas comuns; nesses casos, só quem possui o endereço e credenciais pode entrar. Nesta camada encontra-se bancos de dados acadêmicos, registros médicos, informações confidenciais de segurança de varios paises, registros financeiros, artigos científicos, repositórios de algumas ONGs e etc.
Embora não indexáveis, você pode acessar sites que exigem login usando seu navegador de internet comum. Entretanto, se você pretender não ter o seu acesso a eles rastreado, vai precisar usar uma rede de proteção, como o Tor (um software livre e de código aberto que oferece comunicação segura ao navegar na Internet). Esse tipo de navegador, além de proteger, também permite acessar o que não está na superfície.
Quem acessa a Deep Web através de softwares específicos não necessariamente deseja cometer crimes. Mas, no geral, esse indivíduo não quer ser rastreado, e muito menos que seu trabalho seja indexado na Surface Web. Isso vale tanto para agências governamentais, quanto para administradores de dados de gigantes tecnológicas, jornalistas, ativistas ou qualquer pessoa que corra algum risco em se expor online.
Agora chegamos à Dark web, esta camada é a mais sinistra da internet, ela é uma parte da deep web que apenas as pessoas com um bom conhecimento de informática e credenciais certas conseguem acessar os sites e redes que não são indexados pelos mecanismos de busca. Diferente da Deep Web, a maioria dos domínios nesta parte da web são voltados para práticas criminosas, das mais pesadas que se pode imaginar, só para ter uma ideia lá há sites associados a tráfico de drogas, exploração infantil, serviços de assassinos de aluguel, sites com vídeos reais de pessoas sendo torturadas até a morte, domínios voltado a tráfico humano, sites de sexo voltados a preferências geralmente perturbadoras para a maioria das pessoas, e muito mais…
Um dos maiores sites de mercado livre de droga do mundo foi o Silk Road, outrora um dos maiores domínios para o comércio de drogas, era hospedado lá. O site foi fechado pelo FBI e seu criador, condenado à prisão perpétua sem direito a condicional.
É nessa parte da web em que se encontram também os famosos fóruns de discussão de grupos radicais, onde se organizam criminosos de todos os tipos. Recentemente, o responsável de um deles foi condenado a 41 anos de prisão, por crimes de racismo, terrorismo, incitação a crimes e divulgação de materiais ligados à pedofilia.