Nas mitologias e religiões, o inferno é retratado como o lugar oposto ao paraíso, ou seja inferno é lugar desconhecido onde são levadas as almas das pessoas mortas que tiveram uma péssima conduta enquanto vivos. Não havia registros geográficos do Inferno, segundo algumas pessoas descobriram onde está localizado o portão.
No deserto de Karakum que fica no norte do Turcomenistão há uma cratera chamada de Darvaza, que está em chamas desde 1971.
No ano de 1971 um grupo de geólogos soviéticos pesquisavam no deserto de Karakum com o objetivo de encontrar petróleo, no decorrer da pesquisa encontraram uma fonte de gás natural. Os especialistas instalaram-se no local e efectuavam as suas explorações na normalidade, começou-se a armazenar e revendendo.Mas como a ambição humana falava mais alto e os geólogos acreditavam que se encontram gás a aquela profundidade mais afundo encontrariam o petróleo sentiram a necessidade de perfurar mais fundo ainda.
Abertura da porta
Ao perfurar mais fundo, os especialistas encontraram uma caverna com outros tipos de gases e muito perigosos. Enquanto faziam as explorações os especialistas não calcularam o peso da plataforma de perfuração e isso provocou um desmoronamento do solo, abrindo um grande buraco de 70m de diâmetro e 30m de profundidade que engoliu todos os equipamentos que estavam na superfície, e todo o gás perigos da caverna estava a ser liberado dentre esses o enxofre. Ao perceber que havia riscos grandes de poluição do ar naquela região e no planeta em geral, foi aí que decidiu-se queimar o gás que estava a ser liberado, prevendo uma queimada durante alguns dias ou semanas até o gás acabar, pelo que parece ainda havia muito gás naquela região para ser explorado, pos o fogo que foi posto em 1971 continua até hoje.
Os moradores daquela região acreditam que a cratera de Darvaza é uma porta para o inferno e um dos motivos para essa crença é o forte cheiro de enxofre que é liberado. Mas segundo a ciência é apenas um erro humano que provocou uma fogueira que está acesa a 50 anos. Este local tornou-se um ponto turístico do País e recebe vários visitantes anualmente.