Se alguém perguntar qual é a religião mais antiga do mundo, a maioria das pessoas falariam Criastianismo, Islamismo ou Judaismo. Certamente poucas falariam Zoroastrismo, Umbanda… Talvez por serem menos conhecidas, mas também essas não são as religiões mais antigas do mundo, apesar do Zoroastrismo ser considerada a religião mais antiga a ser criada por um fundador, chamada profeta Zoroastro. Ela não ocupa o lugar da mais antiga religião do mundo.
Alguns historiadores defendem que a mais antiga religião seja o Xamanismo, mas vale realçar que esta religião é descartada ao título por não ter uma organização clara, conjuntos de princípios (doutrina) entidades com sacerdotes (clero), pois esses são os pilares usados para considerar uma religião.
Sendo descartada a possibilidade de Zoroastro por ser muito nova e Xamanismo por ser pouco organizada, resta-nos aquela que é considerada como a mais antiga religião do mundo o Hinduísmo, se formos mais específicos chamamos-a de Védica (uma das religiões que faz parte do hinduísmo), essa religião dispõe um dos manuscritos mais antigos do mundo, os Vedas, pois eles foram escritos há mais de 1500 anos a.C, usando uma forma de escrita primitiva chamada Sânscrito védico, mas antes de existir a escrita passava-se os conhecimento de forma oral de geração em geração, e a origem do Hinduísmo é da pré-história e isso sustenta ainda mais a ideia da antiguidade. No Hinduismo no geral não existe um fundador tal como no islamismo o Maomé. Por ser uma religião bastante liberal os seus crentes do Hinduísmo tem a liberdade em buscar vários deuses e divindades espalhados por várias seitas existentes, dentre elas vale realçar os principais deus como Shiva (deus das tempestade), Vishnu (deus do sol) e o Brahma (deus criador).
Rituais e a Bebida sagrada
Os hinos tem uma grande importância para os védicos, mas pouco se sabe acerca dos cultos antigamente que envolviam os mesmos hinos porque eram reservados a uma pequena legião de pessoas e todos eles eram de elite sacerdotal, o público em geral não tinha acesso aos mesmos. Pois se tratava de culto para uma comunicação directa de obtenção de benção e dádivas dos deuses, nos mesmos cultos sacrificavam-se animais e fazia-se oferenda dos produtos da agricultura, e os sacerdotes garantiam o cumprimento de todas as existente no ritual para a eficácia e garantia das bênçãos de todos.
Os participantes deste ritual bebiam a soma, que era uma bebida poderosa, pois reza a lenda que essa bebida é feita de uma árvore que se encontra no cume de uma montanha bem perto do céu, por isso a mesma cria uma ponte entre a terra e o Céu. E todos que bebiam ganhavam poderes de curar doenças, força espiritual e física e muito mais, por isso a bebida era muito rara. reza a lenda que:
“Havia uma deusa chamada Idra que na época que ela viveu, a terra estava numa seca e a culpa era da Asura Vitra, para resolver a situação a deusa corajosa declaro a Asura Vitra como como sua inimiga mortal, procurou por ela e a matou para devolver água na terra, mais para ter a força suficiente para derrotar a sua inimiga celestial a deusa bebeu bastante Soma”