África e Ásia são os continentes com presidentes que mais tempo fazem no poder, alguns países os seus presidentes tratam o poder presidencial como reinado passando de pais para filhos ou sobrinhos. A parte triste da história é que a maioria dos países que os presidentes demoram no poder são os mais pobres e com uma governação recheada de crimes contra a humanidade, corrupção, ditadura e falta de liberdade de expressão.
10 - Felix Houphouet-Boigny Costa do marfim 33 ano e 122 dias
Foi um dos presidentes mais queridos de África além da sua contribuição para a descolonização do continente onde teve um grande papel, internacionalmente foi conhecido como o sábio da África, Grande velho da África, presidente do Milagre do Marfim e tantos outros nomes, desenvolveu o seu país combinando um bom planejamento e manutenção de laços fortes com ocidente. Faleceu em 1993, um ano após a sua morte a costa de marfim tornou-se um caos até os dias de hoje.
9 – Yoweri Museveni Uganda 34 anos 338 dias
O actual presidente da Uganda encontra-se no cargo desde 1986 fruto de uma revolta conduzida pelo exército, manteve-se no cargo até as eleições de 1996 que no qual ganhou com 75% dos votos. O seu pais é um dos piores para se viver pos la não há liberdade de expressão, há violação dos direitos humanos, pena de morte, corrupção, e muito mais.
8 - Denis Sassou Nguesso República do Congo (Brazzaville) 36 anos e 270 dias
É um político e militar Congolês que foi presidente pela primeira vez em 1979 até 1992, foi reeleito em 1997 e governa até hoje. O chefe de Estado já foi também presidente da Organização da Unidade Africana e da União Africana.
7 - Robert Mugabe Zimbabwe 37 anos e 217 dias
Este é o presidente que divide opiniões, para alguns herói revolucionário e para outros ditadores. A sua governação teve muitos índices de racismo e corrupção. Ele era conhecido pela sua frontalidade de responder aos insultos externos, ele era literalmente um defensor da África. Renunciou ao cargo depois de muita turbulência em 2017 exigindo 10 milhões de USD, imunidade processual, e uma proteção para os negócios da família, a fim de evitar julgamento por crimes financeiros e contra a humanidade. Faleceu em 2019 em Singapura vítima de doença.
6 - Gnassingbé Eyadéma Togo 37 anos 297 dias
Após ter matado Sylvanus Olympio, que foi o primeiro presidente, tomou o poder do togo lá ficou por 37 anos. Conhecido como rebelde, ele recusou-se a fazer parte do exército criado pelo presidente. Foi conhecido como presidente que alterava a constituição para manter-se no poder tendo ganho as eleições 3 vezes consecutivas e com um bom número de votos.
5 - José Eduardo dos Santos Angola 38 anos e 16 dias
O segundo presidente de Angola, tomou o poder em 1979 após a morte do Agostinho Neto que foi o primeiro presidente de Angola. Durante o seu mandato de 38 anos Angola não teve desenvolvimentos notáveis, custo de vida era muito alto luanda chegou a ser classificada como a cidade mais cara do mundo. Angola é um dos países mais grandes e ricos de África mas com um nível de crescimento muito baixo, também foi conhecido por reprimir liberdade de expressão, e muita corrupção. Saiu do poder em 2017 mas a situação do país só piora.
4 - Teodoro Obiang Nguema Mbasogo Guiné equatorial 41 anos e ainda está no poder
Um dos presidente mais rico do mundo, que governa um dos países mais miseráveis da terra Guiné equatorial sendo que 70% vivem abaixo da linha da pobreza. Foi o arquiteto do golpe de estado ao presidente Francisco Macias Nguema que por sinal era seu tio, apos o golpe levou-o ao julgamento e foi condenado a pena de morte a fuzilamento. Macias foi executado pela tropa da elite marroquina para evitar muito envolvimento do Obiang na fita. Conhecido como bárbaro e canibal (click aqui) o presidente de tanta desconfiança contratou um batalhão da tropa de elite marroquina para o proteger do seu próprio povo.
3 - Omar Bongo Gabão 41 anos e 188 dias
Foi um presidente maçónico que governou Gabão por 40 anos até à data da sua morte 2009, já esteve preso no campo Baraka de Libreville também já cumpriu vida militar francesa e foi dos serviços secretos (deve ser por isso que a sua vida é muito secreta).
2 - Muammar Al-Gaddafi Líbia 42 anos e 49 dias
Foi um político, ideólogo , militar e ditador libio, governo uma das maiores nações do mundo desde 1969 até 2011, chegou ao poder com um golpe de estado sem morte em 1969 e só em 1977 assumiu a presidência de formalmente. Após chegar ao poder aboliu a constituição e criou uma nova política conhecida como a Terceira teoria internacional, durante o seu reinado a Líbia teve o maior IDH (índice de desenvolvimento humano) de África, faleceu em 2011 em combate na cidade de Sirte, Líbia.
1 - Paul Biya Camarões 45 anos e 182 dias
O actual presidente pelos vistos vai quebrar o recorde mundial do mais antigo presidente de África, ele é o mais antigo presidente de África e ainda está no poder. Considerando como ditador (Não é novidade por cá), também os camaroneses o consideram distante da população. Já no comando do partido desde 1982 até a data atual, nas últimas eleições que foram consideradas fraudulentas teve 77,9% dos votos e o seu adversário mais próximo obteve 10% dos votos.