Kit de Mídias Sociais para Gastronomia

Trabalhando no Exterior (Pacote Intermediário)

Ritual de circuncisão (Mukanda) dos cokwes, vai além da cirurgia.


 Mukixicircuncisão

O povo cokwe ou reino da Lunda que é um dos reinos africanos que preenche uma parte de Angola, RDC e Zâmbia. Com uma cultura rica e preservada em algumas localidades até hoje. Falar da cultura do reino da Lunda é falar da dança, comemorações, comida, noivado, circuncisão e muito mais.

Vamos nos focar na circuncisão que é um acto cirúrgico que serve para a remoção de prepúcio no pênis, também existe circuncisão feminina(brevemente). Este conceito da circuncisão masculina é global. Em África particularmente em Angola e em especial no leste a circuncisão não se limita à cirurgia mas sim à educação. Para ser circuncidado é necessário que o jovem ou adolescente tenha características físicas exigidas. 

Geralmente todas as casas da comunidade que tenham rapazes com idade para ingressarem nesta formação são levados para Mukanda. Enquanto eles estavam no acto cirúrgico uma grande festa é feita na aldeia com a participação de todos e com a visita de Mukixi (Vamos falar disso mais abaixo).

MukandaCircuncisão


Tundandji (Circuncidados) são levados distante da aldeia e lá ficavam mais de 6 meses, os anciãos e homens já circuncidados poderiam visitar o local mais antes de entrar no Mukanda ele testam os Tundandji também os visitantes são testado, se por acaso errarem levavam porrada com chicote dos Tundandji e assim vice-versa. O visitante perdia o respeito dos Tundandji caso errasse, só visita quem é bom. Apenas uma mulher é autorizada a visitar o local preferencialmente já idosa e que não tivesse vida sexual ativa ela é chamada Natxichima.

No Mukanda os jovens aprendiam muitas coisas, era uma verdadeira escola, coisas como: se comportar com mulher, dirigir uma casa, códigos de comunicação, músicas e juramentos sagrados que apenas os homens podem usar dentro ou fora do mukanda. E também os Tundandjis respeitavam para toda a vida a hierarquia do primeiro circuncidado (Thumakambungo) que é líder até ao último (Songo) o caçula da casa. Respeito estendia-se também para outros personagens desta escola como por exemplo nunca tocar na mão do cirurgião (Nganga Mukanda), sempre obedecer os controladores (Txilombola) principalmente quando usam a expressão ¨Yayeno Urico¨ essas e outras regras eram levadas para vida toda.


MukandaCircuncisão


Durante o tempo que ficam no mukanda (Circuncisão) passam por várias fases de aprendizado e são testados em todas as fases, apenas os Txilombola podiam autorizar se os jovens estão preparados para sair ou não, e para acelerar o aprendizado muitas vezes eram chicoteados (como antigamente na escola). 

Agora vamos falar um pouco do Mukixi que é uma figura simbólica do mukanda, segundo os anciões o mukixi é retirado do cemitério utilizando alguns rituais que apenas os mais velhos da aldeia podem fazer ou seja é um defunto que vem entreter a comunidade. Existem vários tipos de mukixis como Mwana Po, Tximbungo, Kathua, Jato entre outros. E cada um dos Mukixi tinha o momento certo para visitar a aldeia, uns eram mais mansos que até mulheres poderiam se aproximar  e outros mais violentos que apenas os homens já circuncidados podiam chegar lá, os violentos muitas das vezes só viam de noite.


CokweMukixi


No dia da saída dos Tundadjis do Mukanda é feita uma grande festa na aldeia, muito grande mesmo todos ficavam a espera dos mesmo enquanto eles vinham acompanhados dos Txilombolas e Mukixis, os tundandjis marchavam e cantavam, e todos que lá estavam a assistir o espetáculo pagavam aos mesmo com dinheiro, bens preciosos. E todos os pagamentos os Txilombola levavam como gratidão do tempo que tomaram conta dos Tundandjis.


A direção do portal meuKamba agradece a todos que forneceram informações cruciais para que este artigo fosse possível.


Ver tambe: A arvore que mata