Kit de Mídias Sociais para Gastronomia

Trabalhando no Exterior (Pacote Intermediário)

Soldados conseguiram proclamar uma paz temporária que foi negada até ao papa

Guerra mundialguerra mundial

Dias antes do Natal de 1914. uma Carta Aberta de Natal foi a público dirigida "às Mulheres da Alemanha e da Áustria", assinada por um grupo de 101 mulheres sufragistas britânicas. No mesmo ano o Papa Bento XV, usou em 7 de dezembro de 1914, as suas influências pedindo uma trégua oficial entre os governos em guerra, solicitando um dia de paz "que as armas possam cair em silêncio, ao menos na noite em que os anjos cantam". O apelo foi recusado pelas autoridades. Apenas os soldados sem autorização conseguiram esta trégua tão solicitada.

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um dos acontecimentos mais emblemáticos de toda a história humana e produziu um impacto imenso em todo o mundo, no início do século XX, também foi o início do o uso de armamento pesado em massa, tanto por terra quanto pelo ar e pelo mar, produziu milhões de mortos e arrasou cidades inteiras. Mas um dos atos mais notáveis é considerado como uma das maiores manifestações da humanidade, foi a paz temporária para comemorar o natal em meio a um dos maiores confrontos da era moderna. 

Essa trégua de Natal aconteceu em 1914 nas imediações da cidade de Yprès, na Bélgica. O Império Alemão havia entrado em confronto durante meses seguidos contra franceses e ingleses. Chegando o fim do ano, o inverno se abateu sobre as trincheiras e cada exército permaneceu recuado. 

guerra mundial

As linhas inimigas eram muito próximas umas das outras, de modo que cada tropa poderia ver seus inimigos e alvejá-los caso saíssem de suas trincheiras. Ocorre que, no dia do natal daquele ano, alguns soldados começaram a andar desarmados, pela zona conhecida como “terra de ninguém", isto é, o espaço entre uma trincheira e outra. Caminhavam até a trincheira inimiga sem serem abordados ou mortos, desejavam um “Feliz Natal”, oferecendo bebida, comida ou cigarro. E se mostravam descontraídos e festivos, dentro de suas trincheiras. Pareciam não se importar nem com a guerra e nem com o inverno. Um relato escrito pelo Capitão Sir. Edward Husle, dizia:

Às 8:30, eu vi quatro alemães desarmados deixarem a sua trincheira e se dirigirem para a nossa. Eu mandei dois dos meus homens se encontrarem com eles, também desarmados, com ordens para que eles não ultrapassassem a metade do caminho entre as trincheiras, que estavam de 350 a 400 jardas nesse ponto. Eram três soldados rasos e um padioleiro e o porta-voz deles disse que queria desejar a nós um Feliz Natal e esperava que nós, silenciosamente, mantivéssemos uma trégua. Ele disse que havia morado em Suffolk, onde tinha uma namorada e uma bicicleta a motor.” 

Este evento foi visto como um ato de muita irresponsabilidade pelos oficiais superiores que, apesar da boa intenção dos envolvidos nesta trégua, não apenas a guerra em Yprès foi retomada como os oficiais envolvidos na trégua foram duramente punidos por seus superiores. 

No ano seguinte houve tentativas falhadas de comemoração algumas unidades estavam dispostas ao cessar-fogo durante o Natal, mas a trégua não foi tão divulgada como em 1914, devido em parte às ordens dos altos comandos de ambos os lados que proibiram tal confraternização. Em 1916, após as sangrentas batalhas de Somme e Verdun e com o início do uso generalizado de gás venenoso, os soldados de ambos os lados cada vez menos enxergavam seus adversários como humanos, e a trégua de Natal não voltou a ser realizada

Llewelyn Wyn Griffith foi um soldado, fez saber que após uma noite de troca de canções, na madrugada do dia de Natal, viu uma "corrida dos homens de ambos os lados ... e uma troca apressada de presentes" antes de serem rapidamente chamados de volta por seus oficiais, com propostas para manter o cessar-fogo e jogar uma partida de futebol. Não chegou a acontecer, uma vez que o comandante da brigada foi ameaçado de insubordinação, e insistiu em retomar o combate na parte da tarde. Outro membro do batalhão de Griffith, Bertie Felstead, recordou mais tarde que um homem havia chegado a fazer uma bola de futebol antes de regressarem para as trincheiras. Isso lembra quando a Nigéria pausou a guerra para assistir um jogo de futebol. (Click aqui)


Guerra mundial

Nos anos seguintes, na véspera de Natal foram ordenados fortes bombardeios de artilharia para tentar garantir que não houvesse pausas no combate. As tropas ao longo de vários setores da frente foram também trocadas para impedir que se tornassem excessivamente familiares ao inimigo. Ainda ocorreram situações deliberada tentativa de amortecimento das hostilidades: por exemplo, a artilharia foi usada em pontos precisos, para evitar baixas inimigas de ambos os lados.

Um memorial da Trégua de Natal foi inaugurado em Frelinghien, França, em 11 de novembro de 2008. Neste mesmo dia, no local onde no dia de Natal de 1914 seus antepassados ​​regimentais saíram de suas trincheiras para jogar futebol, homens do 1º Batalhão dos Royal Welch Fusiliers jogaram uma partida de futebol com o Batalhão alemão 371. Os alemães venceram por 2-1